O “Festeja Sinop” deste ano será aberto com a 2ª edição da romaria das águas no rio Teles Pires, no próximo dia 31, saindo da ponte da MT-220 até a praia do Cortado. No ano passado, participaram do evento, 110 embarcações e a estimativa deste ano é que o número seja superado, segundo a prefeitura.
O comandante da agência fluvial da Marinha em Sinop, Renato Rosa, disse, ao Só Notícias, que o trajeto deste ano será reorganizado para evitar acidentes entre os barcos e lanchas. “As embarcações maiores ficarão por último, e as embarcações menores sairão na frente, em virtude das ondas das maiores embarcações não alcançarem as menores. Também estaremos saindo um pouco mais cedo esse ano, devido aos organizadores que agendaram a largada mais cedo, isso vai trazer uma velocidade um pouco menor”, disse.
Após os barcos chegarem à praia, será celebrada uma missa pelo bispo Dom Canísio Klaus. “Vamos fazer uma celebração de louvor, de ação de graças, invocar a bênção de Deus também sobre os festejos. Sinop nasceu na oração, na fé, na religião, acolhendo todas as manifestações religiosas”. “Vamos orar a Deus, que é pai, que olha, que criou e que nos convidou, como vimos, a ocupar esta parte deste planeta, respeitando sempre a natureza, obra de Deus, e colocando no ser humano, aquele que vai administrar, vai cuidar, vai zelar dessa grande casa, a nossa casa comum, a terra-mãe”, afirmou o bispo.
Assim como no ano passado, as famílias que desejarem participar apenas da celebração da missa, podem ir direto à praia. As embarcações deverão estar credenciadas para participar da celebração, o credenciamento deve ser feito na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, na avenida das Figueiras, esquina com a rua das Avencas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.