sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeitura e bombeiros começam a atuar com drones no combate à dengue em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 16:39h)

A prefeitura e Corpo de Bombeiros começaram hoje o monitoramento com três drones de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti nas coberturas das empresas e residências entre as avenidas  dos Jacarandás, Itaúbas, Figueiras e Embaúbas, que fazem parte do quadrilátero central. O secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, disse que essa é mais uma ação que vem para somar nesta guerra contra a dengue.“Os aparelhos vão auxiliar com a filmagem aérea e será de suma importância nas operações de combate ao mosquito”, explicou.

O tenente coronel Jean de Oliveira explica que a ação vai acelerar as inspeções nos locais mais altos das edificações. “Neste primeiro momento, fizemos o planejamento para fiscalizar, aproximadamente, 54 quadras da região central. Ao identificarmos qualquer acúmulo de água os militares irão subir no edifício para tentar eliminar os possíveis focos. Mas, também, contamos com a conscientização dos responsáveis por esses locais, onde os agentes de combate a endemias irão fazer os procedimentos administrativos, que é notificar e se necessário até multar”.

Ainda segundo o tenente coronel, os aparelhos utilizados na ação têm câmeras de alta resolução que permitem dar zoom em alguns setores específicos e conseguem sobrevoar até 400 metros de altura, atingindo uma distância de dois mil metros. No entanto, por questão de segurança do drone, ficou estipulada uma altura padrão para voo de 120 metros e a distância fica permitida pelo alcance visual do operador. “É importante que a população entenda que estamos em uma situação emergencial, que exige esse tipo de intervenção e que os militares foram capacitados para trabalharem com o máximo de sigilo e discrição nas suas imagens. Nosso foco é verificar, apenas, se tem acumulo de água nas coberturas, não mais que isso. Pelo projeto piloto, verificamos um ótimo resultado. Conseguimos monitorar uma quadra em 30 minutos e se isso fosse feito por militares subindo edificação por edificação demoraria toda a manhã para fazer a mesma quadra. Com o drone se ganha celeridade na fiscalização”, explica, através da assessoria.

Com o término do quadrilátero, os demais bairros também serão inspecionados. Entre 13 de janeiro e 18 de fevereiro o mutirão contra a dengue deflagrado em âmbito prefeitura por determinação da prefeita Rosana Martinelli, vistoriou 90 bairros. O número de imóveis inspecionados é de 37.607 até a última sexta-feira. Em 1.130 foram encontrados focos do mosquito; em 907 houve o tratamento com larvicida. Já o total de imóveis fechados até o último dia 18 chegou a 14.630, ainda considerado um alto número. Mais de 75 caçambas de lixo foram recolhidas desde o início do trabalho.

Para assegurar que residências que não foram alcançadas pelas vistorias, diante da negativa dos moradores em receber os servidores públicos, ou pelo imóvel estar fechado, a prefeitura iniciou uma nova frente de trabalho em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para recuperar as casas.

Na última terça-feira, começou a aplicação de fumacê para eliminar mosquitos na fase adulta. Os carros estão passando nos horários entre 6h e 8h e 16h e 20h, conforme orienta o ministério da Saúde.

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foram realizadas em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares que estão sujos. A secretaria de Obra têm mantido a média de 25 bocas de lobo limpas por mês, trocou mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop foram 1.292 ocorrências.

Por determinação da prefeita Rosana Martinelli, foi estabelecido o horário estendido de atendimento em sete postos de saúde, o Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com soroteriapia para casos de suspeita da doença e coleta e resultado de exames na própria unidade básica. O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, no posto a hidratação com soro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE