Após sugerir alterações no viaduto da avenida Dom Orlando, para que fosse realizada a interligação entre a Avenida da FEB e o bairro Cristo Rei, a prefeitura de Várzea Grande apresentará nova sugestão à Secretaria da Copa (Secopa). O secretário especial e representante do município na pasta, Roldão Lima, quer ampliar o pacote de obras de mobilidade urbana, especificamente no entorno da ponte Mário Andreazza e da Avenida Aleixo Ramos, a Estrada da Guarita, avalizado em R$17 milhões.
A necessidade de implantar novo viaduto é pelo aumento de fluxo da região, que gerou um estrangulamento na Estrada da Guarita. A nova obra poderá garantir fluidez ao tráfego, porque, no projeto atual, pensado na mobilidade para a Copa, está provisionada a duplicação da Estrada da Guarita e da ponte, e não da Avenida Ulysses Pompeu e da Travessa Maracaju.
O secretário informou que uma reunião foi marcada para o dia 1º de agosto, com o deputado José Riva (PSD) e o vice-governador Chico Daltro (PSD), para apresentar a demanda.
"Sem ampliar esses dois acessos, quem vem pela ponte ou pela Guarita, acaba dentro de um afunilamento que está gerando longos congestionamentos e sem o viaduto as filas e a demora, tudo que as obras de mobilidade visam eliminar ou reduzir, passarão a ser o dia-a-dia da região", argumenta o secretário.
O viaduto tem orçamento estimado em cerca de R$ 17 milhões e pode ser aditivado aos projetos da Secopa, como também ser executado por meio de emendas parlamentares e ainda ser contemplado pelo MT Integrado
A Guarda Municipal realizou estudo in loco para mensurar o trânsito no local, com vias de reforçar a necessidade da obra. As equipes, presentes em horários de pico, mensuraram o tráfego, cujo resultado comprovou a alta trafegabilidade.
Entre caminhões, carros e motos, a média é de que a cada oito horas, mais de 32 mil veículos passam pelas vias de acesso, sendo uma média de 4.036 por hora.
"Com os projetos de mobilidade urbana em plena execução em outros pontos da cidade, a região, mesmo sob obras, está recebendo um tráfego intenso e mesmo com a conclusão das duplicações, a rota permanecerá sendo bastante utilizada porque é onde Várzea Grande cresce. Além de grandes projetos nas áreas de ensino superior, indústrias e comércio, há vários empreendimentos residenciais. E pela lógica, a partir do momento que há melhorias na malha viária de um determinado local e ele passa a ser mais acessado", ressaltou.