PUBLICIDADE

Prefeitura de Sorriso entrega museu que abriga a história da criação do município

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A prefeitura de Sorriso inaugurou o primeiro museu da cidade, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, localizado na Praça da Juventude. Dotado de uma arquitetura moderna e com amplos espaços, o local foi pensado para preservar e contar a história de Sorriso, no espaço histórico que leva o nome do pioneiro Darci Luiz Sganderla.

O espaço cultural, destinado ao artesanato, homenageia a artesã Marílha Picolli. São dois espaços com o objetivo de promover a preservação do patrimônio histórico do município e da região – por meio do resgate e organização documental do acervo memorial existente.

O pioneiro e idealizador do projeto, Eugênio Ernesto Destri, autor do livro que, através de fotografias, conta a saga dos pioneiros, com destaque às famílias que chegaram ao município, nas décadas de 70 e 80 e enfrentaram toda sorte de adversidades, cedeu o acervo que compõem a mostra “Sorriso ontem, Sorriso hoje”. Outra exposição fotográfica “Encantos da Nossa Terra – Sorriso para o mundo”, com as 40 fotografias premiadas nos temas “Natureza”, “Pontos Turísticos” e “Desenvolvimento Econômico”, completa as exposições permanentes.

Durante a cerimônia de inauguração, Eugenio disse que seguiu o conselho de uma pessoa muito querida, de não deixar a história de Sorriso no ‘achismo’, passando a guardar as fotografias que poderiam lembrar a transformação do cerrado em povoado. Com o apoio da esposa Vera Lucia, das filhas e dos pioneiros foi possível lançar o livro. Depois, era preciso um espaço para que todo esse material não se perdesse e foi na prefeitura que encontrou respaldo para a construção desse espaço. “Dessa maneira, foi possível a realização de um sonho e hoje inauguramos essa obra que fica à disposição de todos, para ser utilizada nas pesquisas escolares, nas visitações das pessoas que vierem a Sorriso” Disse agradecido.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, esteve nesse projeto desde a sua idealização. Ela lembrou o início, destacando o trabalho, em conjunto, com a participação dos poderes legislativo, executivo e judiciário. “Aqui, além de realizar o sonho dos pioneiros está eternizada a história de Sorriso. Tudo foi preparado com dedicação e carinho dos servidores envolvidos nesse projeto e cuidaram de cada detalhe para que as pessoas que aqui vierem possam ouvir, vivenciar e presenciar as histórias contadas pelos nossos pioneiros”, comentou.

O prefeito, Ari Lafin, discursou sobre a importância da união em prol de uma causa, enfatizando o trabalho de todos a partir dos colonizadores e pioneiros que por ter acreditado, sonhado e realizado. “O espaço que hoje inauguramos representa, além do início da nossa história, também o presente. Nosso compromisso, enquanto gestores do município e sociedade organizada, é pensar no futuro garantindo que o desenvolvimento chegue a todos. Vamos continuar trabalhando, buscando novas oportunidades para a economia local, valorizando nosso maior patrimônio que é o nosso povo”, pontuou.

Inicialmente o atendimento ao público será das 8h às 17h sem interrupção. Posteriormente, de acordo com a procura, a intenção é abrir aos finais de semana, no final da tarde. O ingresso é livre e gratuito para os sorrisenses e visitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro atinge árvore em avenida de Sinop

Uma condutora sofreu ferimentos após se envolver em um...

Justiça de Mato Grosso reconhece dispensa discriminatória de trabalhador com câncer de pele

Um trabalhador dispensado enquanto ainda realizava acompanhamento médico devido...
PUBLICIDADE