A prefeitura de Sorriso, por meio secretaria de Assistência Social de Sorriso já implementou um plano de ação que passa a valer a partir de amanhã, para garantir o atendimento às famílias assistidas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) diante da pandemia mundial causada pelo Coronavírus. A informação é da responsável pela pasta, Jucélia Ferro. A secretária pontua ainda que a equipe está preparada também para atender moradores em situação de rua.
Conforme Jucélia, há dias pasta vem elaborando uma série de estratégias para garantir o atendimento seguindo todas as regras do protocolo estabelecido pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir a segurança dos servidores e de quem busca auxílio. “Estamos atendendo das 7 às 12 horas diariamente na Secretaria, CREAS e nos CRAS. No contraturno, estamos trabalhando em home office”, explicou.
Jucélia destacou que foi preparado um kit semanal para ser entregue às crianças, adolescentes e idosos matriculados nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos ofertados pela Assistência Social. “Os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem retirar o kit diretamente nos CRAS, às terças e quintas-feiras para evitar aglomerações e os idosos receberão o kit em suas residências, devido ao risco enfrentado por eles ser maior”, frisa. O kit será entregue semanalmente até a situação causada pelo Covid-19 normalizar. “Também ampliamos os atendimentos realizados pelos CRAS às segundas, quartas e sextas-feiras”, acrescentou.
Jucélia ressaltou que todas as ações visam diminuir a aglomeração de pessoas, mas ainda assim garantir apoio a quem necessitar. “Estamos cientes de que essa pandemia irá afetar toda nossa estrutura econômica. Sabemos que famílias que até então não necessitavam do auxílio da Assistência, poderão vir a precisar e estaremos preparados para atender o maior número possível de cidadãos”, disse.
A secretária salienta ainda que a equipe está trabalhando com várias possibilidades e estratégias para atendimento e “que tudo poderá ser alterado conforme necessidade e orientação dos Ministérios da Saúde e de Desenvolvimento Social”, explica. “Também pedimos a todos que se atentem às recomendações, evitem sair de casa, evitem aglomerações para que possamos vencer esse momento difícil juntos”, finalizou.