A prefeitura de Nova Mutum iniciou, ontem, a fase de credenciamento para clínicas veterinárias que deverão ofertar procedimentos médicos e exames laboratoriais a cães e gatos, em atendimento às instalações do abrigo municipal de animais. O procedimento foi solicitado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e deverão ser investidos R$ 108 mil em recursos públicos.
Segundo dados do edital, estão incluídas avaliações de laboratório como o hemograma completo, perfil bioquímico, citologia dermatológica, raspado de pele, radiografia, ultrassonografia. Já os processos cirúrgicos que envolvem fratura ortopédica, piometria, cesárea, enucleação, otohematoma, amputação de membros (anteriores e posteriores) e hérnia (diafragmática, perineal e inguinal).
A gestão detalhou, no documento publico, que os trabalhos objetivam ampliar as investigações e tratamentos quanto a doenças, patologias ou traumas, “os quais são importantes para grupos específicos de animais, pois a realização de exames especializados”, “diminui as enfermidades, deixando-os aptos à castração e adoção”.
O certame ainda ressaltou a demanda de atendimentos em caráter emergencial, como o encaminhamento de cães e gatos recolhidos em ocorrências (da secretaria responsável e forças de segurança pública) adversas, oriundas de atropelamentos e maus-tratos. Até o ano passado, o abrigo local contava com mais de 100 animais.
Com a definição da contratação, a vigência das atividades será de até 1 ano, podendo ser prorrogada, conforme as necessidades do paço municipal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.