As equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos concluíram, este fim de semana, ações com foco na manutenção da pavimentação viária e a conservação dos espaços públicos. Os trabalhos intrregraram serviços de tapa-buracos em ruas e avenidas, além da limpeza de canteiros centrais, valetões e outras áreas urbanas. Foram atendidos os bairros Jardim Florença, Jardim das Violetas e na região central da cidade. As intervenções seguem um cronograma definido pela pasta, que prioriza os trechos mais críticos e de acordo com o secretário de Obras, Vilmar Scherer, é realizado de forma gradual em todo o território do município. “Esse é um trabalho executado durante todo o ano. Recentemente adquirimos novos materiais de CBUQ para garantir a continuidade das ações. No entanto, este período é mais desafiador, pois o serviço depende de estiagem, e as chuvas têm sido frequentes. Ainda assim, estamos avançando”, explicou.
Ainda segundo Scherer, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) utilizado nas intervenções permite aplicação manual e assegura maior durabilidade à pavimentação. “É um material de fácil manuseio e com boa resistência. A população pode ficar tranquila, pois o serviço garante melhores condições de trafegabilidade”, afirmou. Paralelamente, a limpeza urbana segue em ritmo intenso em diferentes pontos da cidade. Diariamente, equipes atuam em vários bairros. Recentemente, os serviços foram realizados no Residencial Belvedere I e em toda a extensão da avenida André Maggi. Na sexta-feira (19), os trabalhos de capinagem e poda de grama se concentram na avenida das Itaúbas, nos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim das Violetas.
A equipe responsável pela capinagem e poda de grama e árvores é formada por reeducandos do Presídio Ferrugem, por meio de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura. “Todos os dias eles realizam esse serviço, contribuindo para manter a cidade limpa e proporcionando à população um ambiente mais agradável e com melhor qualidade de vida”, destacou Vilmar. Ele ainda reiterou que o período chuvoso dificulta a manutenção da limpeza urbana, devido ao rápido crescimento do mato. “Com as chuvas, o capim e a grama crescem muito rápido. Às vezes o serviço é feito e, em 15 ou 20 dias, a vegetação já está alta novamente, o que pode dar a impressão de que não houve manutenção. Pedimos a compreensão da população, pois nossas equipes estão diariamente nas ruas, trabalhando com dedicação”.
Outra obra interessante e de suma importância para as vias públicas, em execução, é a tubulação e criação de uma boca de lobo para escoamento da água pluvial na rotatória das avenidas dos Tarumãs e dos Guarantãs – no Jardim Paraíso. Além dessas ações, continuam sendo executados serviços de limpeza de bueiros, patrolamento e cascalhamento das estradas vicinais. A secretaria de Obras prevê intensificar os trabalhos de manutenção e limpeza da cidade até a próxima terça-feira (23), véspera do período festivo de Natal e Ano Novo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


