Mais 56 pessoas receberam diploma de qualificação profissional da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SAS) do município de Sinop. Os formandos fizeram cursos de manicure, secretária do lar e culinária.
O evento aconteceu na tarde da última segunda-feira, 18, no Centro de Referência Aide Ribeiro. Além do diploma foi entregue também um Kit com material de trabalho para que as pessoas pudessem começar a desenvolver a atividade imediatamente.
”Nós damos a oportunidade para que vocês mesmos possam escrever seu sucesso”, declarou o prefeito Nilson Leitão, que ainda afirmou fazer questão de participar desses eventos. ”Porque capacitar pessoas e dar novas oportunidades de vida”.
Oportunidade que Isabel Fogaça esperava para aumentar a renda da família. Doméstica há dois anos ela buscava profissionalização. ”Eu necessitava de outras fontes de renda, mas sem qualificação o mercado não aceita. Fico feliz com a iniciativa do prefeito porque é assim que se dá qualidade de vida para a população. E o mais importante é que já estou trabalhando”, declarou Isabel.
O prefeito anunciou a vinda de novos cursos para 2007, para dar oportunidade para todos que buscam a qualificação. Leitão ainda ressaltou que com a efetivação da Universidade Federal e de novos cursos para Sinop o aumento da procura por mão-de-obra especializada será maior.
”Só a universidade irá gerar 150 novos empregos diretos, fora os indiretos, todas essas pessoas são clientes em potencial de vocês”, relatou o prefeito para os formandos. Ele ainda finalizou dizendo que “não parem por aqui porque esse curso é apenas a abertura para o futuro do sucesso profissional de cada um”.
Cerca de 200 pessoas já foram beneficiadas pelos mais de seis cursos oferecidos pelo SAS, até o final do ano mais três turmas devem sair prontas para o mercado de trabalho. Esta é a quarta formatura de 2006.
Na oportunidade também foi inaugurado o Laboratório de Informático do Centro de Referência Aide Ribeiro, que conta com 12 micro computadores que irão atender 24 alunos divididos em duas turmas em cursos de 40/horas/aula. O laboratório atenderá a comunidade da região do Jardim das Palmeiras e proximidades e será mais uma forma de qualificação do cidadão.