A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (SEMSEP) contabilizou 994 acidentes em maio, segundo divulgado, hoje, pela assessoria da prefeitura. O relatório aponta uma redução de 8% em relação aos números registrados no mesmo mês do ano passado.
Em maio deste ano, foram 88 acidentes com vítimas, nove a menos do que no mesmo período do ano anterior. Segundo os dados do Departamento de Trânsito, a maioria dos acidentes ocorreu no horário entre às 8 horas e 9 horas, e no período vespertino, das 17 horas às 18 horas. Ainda, em maio, a maioria das ocorrências com vítimas foi registrada nos sábados e domingos.
Em relação aos acidentes sem vítimas, foram 78 ocorrências, cinco a menos que em maio de 2018. De acordo com o relatório, a maioria dos acidentes ocorreu por volta das 11 horas e, no período vespertino, das 17 horas às 18 horas. Quinta-feira foi o dia da semana em que mais ocorreram acidentes sem vítimas, seguido de sexta e segunda-feira.
O coordenador do Departamento, Márcio Pires, destacou que uma das estratégias para reduzir o número de acidentes no município é investir, cada vez mais, na educação de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Para isso, são ministradas palestras nas escolas, Cemeis e empresas. Somente em maio foram 21 palestras, que alcançaram um público superior a 2 mil pessoas.
“Quando as pessoas agem de maneira preventiva, dificilmente os acidentes ocorrem, por isso, nosso foco é despertar em todos os usuários do trânsito o hábito de obedecer a sinalização do trânsito, não exceder os limites de velocidade e, principalmente, respeitar o próximo”, ressaltou Pires.