PUBLICIDADE

Prefeitura apaga grafite de ativista sueca de viaduto em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: reprodução)

A prefeitura apagou a imagem da ativista sueca Greta Thunberg, que havia sido pintada, no último domingo (29), no viaduto do São Cristóvão, durante o 1º Encontro Internacional de Grafitti. Nesta sexta-feira, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras foi até o local e passou uma tinta verde sobre o desenho.

A decisão de apagar o rosto da ativista do painel feito pelos grafiteiros já havia sido tomada pela prefeitura, no início da semana. Em uma reunião com os artistas locais, foi pedido para que outra imagem fosse desenhada no local. Com a negativa, a Diretoria de Cultura decidiu apagar o desenho. No entanto, outra imagem deve ser pintada no local, ainda sem previsão.

A pintura da ativista provocou intensos debates, durante a última semana. Na quarta-feira (2), o deputado Lúdio Cabral (PT) leu, no plenário, uma “carta em apoio às artes e contra a censura” assinada por artistas de várias cidades mato-grossenses e lamentou o que classificou de “reação sem sentido”.

“O que poderia ser uma celebração, na capital do nortão mato-grossense, da diversidade e da multiculturalidade do nosso povo, infelizmente se converteu num exemplo muito triste de uma reação absolutamente sem sentido, com viés de censura e bastante negativo para Sinop, para Mato Grosso, para a população Brasileira e para a diversidade de opinião, de pensamento, de manifestação e para a liberdade de expressão no nosso país”, afirmou após a leitura do manifesto.

Na terça-feira, o desenho de Greta amanheceu pichado, com referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba (PR). Na quinta-feira, no entanto, um artista local, Zety Reis, apagou as pichações e “restaurou” a pintura.

Conforme Só Notícias já informou, o diretor municipal de Cultura, Daniel Coutinho, afirmou que a decisão de apagar a imagem não tem motivação política. “Na verdade, a gente vai pedir para que seja seguido o projeto, em que todas as artes teriam que ser voltadas para a fauna e a flora. Diante disso, não querendo, em momento algum, censurar qualquer trabalho que seja, até porque a gente acredita que a diversidade cultural tem que acontecer e existir, mas, devido, a não estar dentro dos padrões iniciais do projeto contemplado, a gente vai pedir que este último pedaço, onde está a imagem da Greta, seja revitalizado dentro do proposto”, disse, ainda antes da reunião com os grafiteiros.

As revitalizações dos dois viadutos foram feitas por meio de projetos de incentivo, um local e outro nacional. O primeiro, no viaduto central, foi feito durante as festividades do Celebra Sinop, há cerca de duas semanas. O segundo, no São Cristóvão, foi por meio de um incentivo nacional, que resultou no 1º Encontro Internacional de Grafitti, com a presença de artistas de outros estados e países.

Greta Thunberg – Com apenas 16 anos, a ativista ganhou notoriedade após iniciar um protesto pelo meio ambiente que levou às ruas mais de 1,5 milhão de estudantes em 100 países. Recentemente, a jovem discursou durante a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), diante de centenas de líderes globais. Também foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz por deputados noruegueses e considerada a mulher mais influente do ano na Suécia, além de um dos 25 jovens mais influentes de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE