O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, assinou a lei que institui a Patrulha Maria da Penha (PMP) no município, além do termo de cooperação técnica que define as atribuições de todos os parceiros da Rede de Proteção criada em dezembro do ano passado e composta por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e ainda das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.
Para o prefeito Luiz Binotti, o evento coroou o empenho de todos os envolvidos no desafio de implantar em tão pouco tempo a Rede de Proteção e instituir a Patrulha de Lucas do Rio Verde. “Quero agradecer o esforço do Judiciário, do Legislativo e a dedicação de todos os demais envolvidos na criação da Rede de Proteção e na implantação da nossa Patrulha Maria da Penha. Tenho certeza que cada um vai trabalhar e cumprir sua parte para que o coletivo seja beneficiado. Com essa patrulha e com a criação do planejamento estratégico da rede vamos melhorar muito e procurar zerar os índices de violência doméstica e familiar em nosso município”, conclui.
A Patrulha Maria da Penha será um programa desenvolvido pelo município de Lucas do Rio Verde, através da Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar e cooperação da Rede de Proteção. O programa está em fase de seleção dos patrulheiros, que posteriormente passarão por qualificação para o atendimento através de visitas domiciliares às mulheres vítimas de violência de gênero para as quais foram concedidas medidas protetivas de urgência.