O prefeito Miguel Vaz e o vice Joci Piccini tiveram audiência, ontem à tarde, em Lucas com dirigentes da Associação Argentina de Produtores em Semeadura Direta (Aapresid), produtores e agrônomos para intercâmbio de experiências no plantio e demais áreas do agro. Miguel destacou que o encontro também resulta em buscar soluções para desafios como logística e políticas públicas voltadas para o setor. “A Argentina é um dos grandes produtores de soja do mundo e tem uma logística mais favorável em alguns pontos, enquanto nós temos outros avanços importantes. Essa troca de experiências é muito rica porque permite entender o que deu certo em cada país, os desafios enfrentados e como cada governo vê e define políticas públicas para o setor”, analisou.
Miguel avalia que a “América do Sul tem uma riqueza natural enorme e é um pilar de sustentação das políticas alimentares do mundo. Precisamos unir instituições representativas para um diálogo mais próximo, visando fortalecer a nossa economia a partir do agronegócio”.
O produtor rural e um dos representantes da Associação Aapresid, Leonardo Dani, disse que “viemos para ver uma coisa e acabamos vendo muito mais do que esperávamos. Ficamos realmente impressionados com o desenvolvimento industrial e logístico, como rodovias, ferrovias, etc, em processo de expansão”, avaliou e também reforçou a relevância da integração agrícola entre países da América do Sul. “Uma frente de diálogo permanente seria extremamente importante. Essa integração não seria apenas entre Brasil e Argentina, mas envolveria toda a América do Sul, que tem uma biodiversidade única no mundo. Esse trabalho conjunto seria relevante para todos os países da região”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade em Lucas, Welligton Souto, acrescentou que “ao somarmos esforços em pesquisa, inovação e cooperação, temos a oportunidade de transformar esse potencial em liderança global sustentável.”
A comitiva argentina também esteve em Sorriso e Sinop.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.