O prefeito Adriano Pivetta, confirmou, ao Só Notícias, que o município não investirá recursos para realizar o carnaval popular. “A gente nunca fez e sempre deu certo desta forma. É algo que a população não quer que seja feito. Ao menos, a maioria não quer. Todos estão cientes desta minha opinião e há grande apoio. Quem quiser fazer (particular) está liberado”, afirmou.
Pivetta assumiu Mutum em 2013. Desde então, os carnavais populares não foram mais realizados. Naquele ano, a Secretaria de indústria, Comércio e Turismo chegou a anunciar quatro dias de folia. No entanto, dias depois, alegou não ter R$ 180 mil em recursos que seriam necessários para a festa. “O que a sociedade quer é ter serviços públicos de qualidade. Quer ter postos de saúde e escolas. Nada contra quem gosta, mas o papel do município é investir em outras áreas”, destacou o prefeito.
Sinop, Sorriso e Cláudia já anunciaram que não farão investimentos no carnaval. Em Sinop, a prefeita Rosana Martinelli (PR) afirmou que o dinheiro gasto com a festa será revertido para ações culturais. Em Sorriso, a ideia é aplicar os recursos em um festival de pesca e na “semana do município”. Em Cláudia, o prefeito Altamir Kurten anunciou que o dinheiro irá para investimentos na Saúde.
Lucas do Rio Verde é um dos municípios que terá carnaval popular. As quatro noites de festa serão organizadas pela Associação da Arena Cultural. A prefeitura confirmou que apoiará o evento, sem, no entanto, investir quaisquer recursos públicos.