domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeito assina termo de parceria para criação de Câmara de Mediação e Conciliação em Sorriso

PUBLICIDADE

A administração assinou, ontem, dois termos de parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça e com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O primeiro visa estabelecer as condições necessárias para a instalação e o efetivo funcionamento de uma Câmara Municipal de Mediação e Conciliação. O objetivo é disponibilizar aos cidadãos a solução adequada e negociada de todos os conflitos de interesse da prefeitura, segundo lei 13.140/2015 e legislação municipal de regência.

Conforme o termo, o município fica responsável por fornecer uma sala com toda estrutura física para o funcionamento da câmara. Já a Cejusc, dentre outras obrigações, promoverá a capacitação de mediadores e participará de atos e eventos ligados à conscientização.

O termo foi assinado pela presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Clarice Claudino da Silva, pelo juiz Hildebrando da Costa Marques, coordenador do Núcleo; pelo juiz Anderson Candiotto, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e pelo prefeito Dilceu Rossato. “O número de processos tem crescido muito em nossa cidade, dificultando o trabalho dos juízes e tornando o processo mais lento. O que está sendo feito agora é dar a possibilidade de se poder resolver essas questões de maneira mais rápida, facilitando a vida dos munícipes e dando agilidade a solução dos conflitos. Assinamos esse documento cientes de que é, sem dúvida, uma iniciativa excelente”, disse Rossato.

Para a desembargadora, a conciliação e a mediação são fundamentais. “Nós precisamos combater a cultura do litígio e para isso estamos numa grande cruzada nacional em torno dos métodos consensuais de solução de conflitos. Estamos felizes porque aos poucos vamos colhendo frutos com a adesão cada vez maior. Sorriso será muito beneficiada com a instalação dessa Câmara”.

O outro termo de parceria assinado foi entre o Nupemec, Cejusc, município de Sorriso e Procon – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, que visa a realização de atendimentos, agendamentos e sessões de conciliação e mediação na sede do Procon, situada no Ganha Tempo. A medida dará celeridade e efetividade do atendimento prestado pelo órgão, que, em havendo solução consensual, serão homologados rapidamente, bem como a redução da judicialização de ações no âmbito da Comarca de Sorriso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...
PUBLICIDADE