Poucos eleitores procuraram o cartório eleitoral de Sinop ontem, durante o último dia de justificativa de votos para os faltosos de primeiro de outubro. Dos quase 13 mil que não compareceram às urnas, apenas uma média de 570 entregaram o pedido. Conforme o técnico judiciário Erivelto Bastos Novais, entre elas, estão algumas referentes à 29 de outubro, o que pode tornar o número ainda menor.
A partir de agora, segundo o cartório, os que não justificaram devem pagar multa, no valor de R$1,50, para quem pertence à zona eleitoral, e R$3,51 para os de fora. “Os pedidos são encaminhados para a juíza eleitoral, que os analisa e define se serão deferidos. Aqueles que forem indeferidos também pagarão multa. Vale lembrar que, os que conseguiram justificar, devem retornar dentro de 30 dias para ver se o pedido foi aceito”, declarou Novais, ao Só Notícias.
Sinop tem o maior colégio eleitoral do Nortão, com 66.421 pessoas aptas. Os faltosos do segundo turno também devem justificar. Para estes, o prazo encerra em dezembro. O horário de atendimento nos cartórios é das 12 às 18 horas.