PUBLICIDADE

Poucas apreensões feitas até agora durante a piracema em Sinop

PUBLICIDADE

O período da Piracema começou no dia 06 de novembro em todo o Estado e segue até fevereiro. No primeiro mês, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) intensificou as fiscalizações nos rios da região. Mas, de acordo com o supervisor regional Jackson Medeiros, poucas irregularidades foram encontradas.

Apenas materiais de pesca foram apreendidos em alguns rios. Em Lucas do Rio Verde cerca de 400 kg de peixe, das espécies pintado e caxara, foram encontrados em um supermercado e os proprietários autuados, já que a declaração de estoque tinha sido feita após o prazo estipulado.

A pesca durante a piracema pode resultar em multas e autuação de pescadores amadores e profissionais, por crime ambiental. Só está liberada para a subsistência de pescadores. Também é permitida a pesca desembarcada, utilizando linha de mão ou vara com linha e anzol, ou com barco a remo. Cada pescador terá direito a uma cota diária de 3 quilos, mais um exemplar.

Os peixes pegos neste período deverão obedecer as medidas mínimas autorizadas pela Sema. Para a cachara de 80 cm, dourado de 65 cm, jaú 90 cm, jurupoca 40 cm, pacu 45 cm, piau 20 cm, pintado 85 cm e piraputanga 30 cm. Fiscais trabalham nos rios Teles Pires, Vons Stein, Rio Azul, Celeste, Tartaruga, Nandico e Kayabi, que pertencem a regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE