sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Portarias regulamentam integração entre forças de segurança em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deverão coordenar três câmaras técnicas no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública: para atuarem de forma integrada no planejamento e ação em situações de desastres em massa; na padronização de procedimentos em local de crime; e de prevenção ao suicídio. As portarias que regulamentam a atuação e designam os servidores de cada instituição foi publicada no Diário Oficial que circula hoje.

A Câmara Técnica de Desastre com Múltiplas Vítimas visa à cooperação das instituições de segurança desde o planejamento até a realização de medidas de contenção e resposta imediata na ocasião dos acontecimentos, estabelecendo diretrizes básicas com o objetivo de mitigar os efeitos, reduzir os impactos e prevenir crimes. A Câmara deverá, ainda, definir uma agenda de reuniões ordinárias e, conforme a necessidade, extraordinárias. Além de representantes de todas as forças de segurança estaduais, poderão compor o comitê membros do Ministério Público Estadual (MPE-MT) e Defesa Civil.

Com relação à padronização de procedimentos em local de crime, os membros deverão definir estratégias e elaborar procedimentos que tenham desdobramentos ou atribuições no cenário de crime, ou a partir dele, mas de forma sistêmica. O objetivo principal é garantir o isolamento nesses locais, de forma que a equipe pericial não tenha o trabalho prejudicado e que o campo permaneça incólume até a chegada e liberação pela autoridade competente.

Já a Câmara Técnica de prevenção ao suicídio tem por objetivo estimular a discussão e propor ações de conscientização e prevenção ao ato, e medidas que auxiliem a redução dos índices de suicídio, em Mato Grosso. Os profissionais deverão elaborar um Procedimento Operacional Padrão Integrado nas ocorrências em que indivíduos tentem contra a própria vida. As Câmaras terão o prazo de 90 dias para a conclusão das diretrizes e procedimentos operacionais, podendo ser prorrogado por até 30 dias.

Fazem parte das câmaras, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Politec e CIOSP, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE