PUBLICIDADE

Portal Transparência do TCE é apresentado em evento no Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE

O Portal Transparência e o Sistema de Gestão de Processos (Control-P) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – considerados os mais avançados do país – foram apresentados durante o Encontro Nacional do Instituto Rui Barbosa, realizado nos dias 1º e 2 deste mês em Porto Alegre (RS).

A apresentação sobre o Portal Transparência do TCE-MT foi feita pelo conselheiro e ouvidor-geral Waldir Júlio Teis e pelo secretário executivo da Ouvidoria, Yênes Jesus de Magalhães. O secretário executivo da Corregedoria Geral da Corte de Contas, Marcos Aurélio Queiróz de Souza, por sua vez, apresentou aos participantes o Sistema Control-P.

Waldir Teis, que também representou o presidente do Tribunal, conselheiro Antonio Joaquim, falou ainda no evento sobre as ações do TCE-MT na fiscalização do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos jurisdicionados e sobre as adequação e melhorias no Portal Transparência da própria instituição. O encontro teve a participação de presidentes, membros e técnicos de 30 dos 34 Tribunais de Contas do país.

Durante o encontro foram debatidos o trabalho das Ouvidorias e das Corregedorias no âmbito das Cortes de Contas e a importância destas para a efetividade do acesso à informação, participação do cidadão no controle externo e a qualificação das atividades dos Tribunais de Contas. O evento foi coordenado pelos presidentes do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio, e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal.

No primeiro dia do encontro aconteceram as palestras "Ética e Política – Spinoza e o Moralismo no Governo Civil", ministrada pelo professor Martônio Montalverne, da Universidade de Fortaleza, e "Ações de Combate à Corrupção", apresentada pelo conselheiro Ari Moutinho, do TCE-AM. Ainda no primeiro dia foram apresentadas as palestras sobre o Portal Transparência, o Sistema Control-P e as Ações de Fiscalização e Aplicação da LAI pela delegação do TC.

Segundo o secretário executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Yenes Magalhães, o encontro do IRB foi uma oportunidade para que os TCs trocarem experiências e avançarem na melhoria de seus serviços. "O Tribunal de Contas de Mato Grosso tem um alto conceito junto aos demais tribunais do país por desenvolver tecnologias de gestão eficazes como o Control-P, entre outras, por exemplo, e de interação com a sociedade e os jurisdicionados como a plataforma do seu portal transparência, uma das mais completas e inovadoras do país, mas que, ainda assim, está em fase de reformulação e aprimoramento para melhorar ainda mais. Ao mesmo tempo que isso nos orgulha, também aumenta nossas responsabilidades em fazer cada vez melhor nosso trabalho".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE