A participação da comunidade será importante e decisiva para a elaboração dos projetos e do calendário da Secretaria de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde. Marcado para o dia 3 de fevereiro, no auditório da Câmara de Vereadores, o 1º Fórum Municipal de Esporte e Lazer será um espaço privilegiado para que clubes, associações, atletas, dirigentes esportivos e a população em geral possam opinar e indicar sugestões para o ano em curso.
O encontro terá início às 19 horas e serão apresentados os projetos, as metas, a equipe da secretaria e ainda as propostas da comunidade para debate entre os participantes. Algumas dessas definições farão parte do calendário oficial de eventos do município, que deverá ficar pronto até o próximo mês.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Aluízio Bassani, essa foi a forma encontrada para democratizar o funcionamento da secretaria e ampliar o alcance das atividades e dos objetivos traçados. “Nada melhor que ouvir o que a população pensa antes de definir nossas prioridades e metas para 2006”, declarou.
Atualmente, além dele, mais sete funcionários compõem o quadro da secretaria – seis professores de educação física efetivos e um agente administrativo contratado. Outros cinco (uma secretária, um ajudante administrativo e mais três professores) deverão ser incorporados após a realização do concurso previsto para os dias 28 e 29 deste mês.
Com a equipe ampliada, Bassani acredita que será possível colocar em prática todas as ações já planejadas e ainda contribuir para que Lucas do Rio Verde passe a ocupar um lugar de destaque regional e fortaleça cada vez mais também o setor turístico através de grandes eventos. Como exemplos, ele cita o carnaval, que este ano voltará para a avenida e terá uma banda baiana para animar os foliões, e a segunda edição do Festlucas (Festival de Pesca Esportiva), originalmente previsto para o primeiro semestre, mas que poderá ser adiado em função de outras datas do calendário estadual.