Os reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, foram imunizados contra a gripe. A gerência de Saúde do Sistema Penitenciário concluiu o trabalho, hoje. Este ano, já receberam a vacina a população carcerária da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, Cadeia Pública de Várzea Grande e Centros de Detenção Provisória de Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.
Até o final do mês, a medida vai ser tomada no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e nas penitenciárias de Rondonópolis, Sinop e Água Boa, conforme o cronograma de aplicação elaborado pelo setor especializado da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
O gerente de Saúde, Hozano Delgado, ressalta que os detentos das cadeias públicas do interior também estão recebendo a vacina. Nestes casos, a aplicação é de responsabilidade das prefeituras e é feita por meio de parceria entre a Sejudh e as secretarias municipais de Saúde.
Diante da importância da prevenção de doenças, o secretário titular da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, determinou o acompanhamento rigoroso do cronograma de aplicação em todas as unidades penais do estado.
O sistema penitenciário de Mato Grosso também é beneficiado com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde. As ações acontecem em parceria com a União, Estado e Municípios.
As vacinas do calendário nacional aplicadas nas unidades penais do estado são Hepatite B; Difteria e tétano; Febre Amarela; Sarampo, caxumba e rubéola; Influenza sazonal ou gripe; e Pneumocócica – contra infecções causadas por pneumococo.