As obras de pavimentação asfáltica da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) que estão em execução na MT-494 permitirão aos motoristas que saem de Cuiabá com destino a Bom Jardim, distrito de Nobres, distante 146 km a Médio-Norte de Cuiabá, uma viagem sem os desconfortos e os imprevistos de uma estrada de chão. Até o dia 30 de setembro, a construtora terminará a execução dos 44 quilômetros de pavimentação asfáltica na MT-494, que vão do entroncamento da MT-351, no rio Manso, a Bom Jardim. Uma outra empresa já concluiu as três pontes de concreto do trajeto.
Dois rios e um córrego cortam os 44 km de estrada, contornados de natureza às margens da MT-494. O córrego João Pinto, o rio Arraia e o rio Cuiabazinho completam a paisagem repleta de morros, palmeiras, milharais e muitas árvores. As pontes de madeira que fazem a travessia sobre estas águas serão substituídas por pontes monovias, de concreto, com 40 m de extensão sobre o Arraia e o João Pinto e 100 m sobre o rio Cuiabazinho.
No momento, a empresa trabalha no encabeçamento da ponte sobre o rio Arraia. As outras duas pontes já foram encabeçadas e só aguardam o término da pavimentação asfáltica em execução para serem liberadas para o tráfego. A Setpu investiu R$ 3,2 milhões na execução das pontes, que serão bastante sinalizadas com tachões refletivos, placas e enzebrados, uma vez que a estrada possui duas faixas de tráfego e as pontes apenas uma.
Particularmente a ponte sobre o córrego João Pinto chama a atenção pela altura entre o nível do córrego e o guarda corpo que chega a 15 m. Mas, de acordo com o superintendente de Obras de Transportes da Setpu, engenheiro civil, Zenildo de Castro, a altura de uma ponte leva em consideração o estudo histórico de enchentes na região, a batimetria (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios) e ainda o acréscimo de uma margem de segurança.