Um dos mais bonitos cartões postais de Cuiabá e Várzea Grande, a ponte Ministro Sérgio Motta, construída pelo governo do Estado e inaugurada em 2002 sobre o rio Cuiabá, passará por reformas. A Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) encomendou à empresa fabricante na Itália juntas elastoméricas de dilatação que serão substituídas durante as obras de correção da cabeceira da ponte que será nivelada à laje da estrutura. O início das obras está previsto para os próximos 30 dias, com a chegada do material.
O Estado investirá cerca de R$ 900 mil na obra, que acabará com o desnível sentido pelos motoristas em ambas as extremidades da ponte. A obra deverá ser concluída em um prazo de 60 dias após iniciada, conforme a secretaria. Durante o período de execução, um sentido da ponte, por onde se estima trafegar 15 mil veículos por dia, será interditado e o outro, será dividido por barreiras para que tráfego prossiga nos dois sentidos.
De acordo com o gerente de Obras de Arte Especiais da Setpu, engenheiro civil José Gonçalo da Costa, o desnível foi ocasionado por uma pequena rotação no balanço da ponte por fluência dos cabos. "O que é previsível em pontes estaiadas" (suspensas por cabos de aços), afirmou.
Com 327 metros de extensão por 20,7 metros de largura a edificação foi construída no período de 2000 a 2002. Na época custou US$ 15 milhões. O projeto da ponte Ministro Sérgio Motta também foi desenvolvido por uma empresa italiana a Rivoli SPA.