PUBLICIDADE

Poltrona produzida em Mato Grosso conquista “Oscar” internacional de design em Paris

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: reprodução)

A poltrona feita em Mato Grosso conquistou reconhecimento internacional ao vencer o prêmio de melhor produto de design no Créateurs Design Awards, em cerimônia realizada em Paris, na França, há poucos dias. Batizada de poltrona Ariranha, a peça foi criada pela designer e pesquisadora Maria Fernanda Paes de Barros e homenageia a tradição indígena da aldeia Kaupüna, do povo Mehinaku, no território indígena do Xingu, próximo a Gaúcha do Norte (580 km de Cuiabá). Ela é idealizadora do projeto Yankatu que, desde 2015, realiza pesquisas e desenvolvimento de ações culturais e de “design social”.

A poltrona concorreu com três criações de outros países – um aparador da França, uma luminária suspensa da Itália e um sofá dos Estados Unidos. Para Maria Fernanda, o prêmio reforça o papel do design como instrumento de transformação social. “Este prêmio significa muito. Ele reconhece não apenas a beleza e a técnica, mas o processo e o impacto de cada projeto. Mostra que não se trata apenas de criar, mas de reconhecer que nossas criações geram impactos e encontrar maneiras de tornar esses impactos positivos para todos os envolvidos no ecossistema que elas abrangem”, escreveu.

Segundo a artista, sua inspiração surgiu quando presenciou o cacique Yahati tecendo uma “máscara de ariranha”. Ele explicou a ela os materiais utilizados e o significado do artefato, empregado em rituais de cura e homenagem ao espírito da ariranha, mamífero comum na região. Com o consentimento do cacique, a ideia foi desenvolvida e a poltrona passou a incorporar uma máscara confeccionada pelo artista indígena Kawakanamu Mehinaku.

Kawakanamu, nascido em 1962, trabalha desde os 15 anos com madeira, buriti, fios de algodão e conchas de caramujo, técnicas aprendidas com seus antepassados, que procura valorizar a identidade do povo Mehinaku. Além da cestaria, atua com arte plumária, colares de concha de caramujo e esculturas de bancos em formato de animais que habitam o Xingu.

O Créateurs Design Awards é considerado um dos prêmios mais respeitados do setor criativo, reunindo mais de 300 membros votantes de 55 países. A premiação reconhece trabalhos de destaque em áreas como arquitetura, design de interiores, design de produto, fotografia, jornalismo e curadoria, valorizando não apenas a estética, mas também os processos e impactos culturais e sociais das obras.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acadêmicos da Unemat avançam para fase nacional de competição de tecnologia

Seis acadêmicos da Unemat garantiram classificação para a fase...

Preço médio da gasolina comum em Sinop chega a R$ 6,30, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Curso de Medicina em Mato Grosso dobra número de vagas

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) ampliou o número...
PUBLICIDADE