PUBLICIDADE

Politec conclui que caminhonete invadiu pista contrária e atingiu investigador morto em acidente em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A Gerência de Perícias de Crimes de Trânsito da Politec concluiu o laudo que determinou a causa do acidente e as velocidades dos veículos envolvidos em uma colisão entre uma caminhonete e uma motocicleta, ocorrida no rodoanel na BR-163/364, na zona rural próximo ao distrito de Sucuri, em Cuiabá, no dia 11 de maio deste ano. O laudo foi entregue à Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito para compor o inquérito policial. Segundo o perito criminal, Anderson Simioni, “os vestígios analisados no local são compatíveis com o acidente do tipo invasão de faixa, tendo como causa determinante a imprudência do condutor da caminhonete GMC – 3500HD ao invadir a faixa de trânsito oposta ou realizar ultrapassagem em local proibido, tendo como agravante o excesso de velocidade em que conduzia o veículo no momento da colisão. Os cálculos de velocidade empregados resultaram no valor mínimo de 99,1 km/h, o que corresponde a 10,02% acima da velocidade máxima da via”.

De acordo com a assessoria da Politec, a velocidade foi calculada pelo princípio de conservação de energia, através de cinco parcelas, sendo elas: a frenagem dos lados do automóvel, frenagem parcial, freio do motor engatado, amassamento da vegetação existente na faixa de domínio e a velocidade de danos do próprio veículo.

Já a velocidade da motocicleta Honda CG 150 FAN conduzida pelo investigador de polícia aposentado,  Hagamenon Lopes de Almeida, 60 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local, foi calculada considerando três parcelas de velocidade. Os cálculos resultaram no valor mínimo de 86,52 km/h, e que o condutor trafegava em velocidade regular, 13,48% abaixo da velocidade máxima da via. Os cálculos foram compostos pelas velocidades parciais da motocicleta deslizando tombada no asfalto na vegetação e velocidade de danos do próprio veículo.

Baseado nos vestígios materiais encontrados no local, o perito concluiu que a caminhonete trafegava na BR 163/364, sentido sudoeste, quando, por motivos que não se pode precisar, invadiu a faixa de trânsito oposta e após determinado tempo (que também não se pode precisar) iniciou processo de frenagem, vindo a colidir sua parte esquerda da região anterior com a região anterior da motocicleta que trafegava na mesma via, no sentido oposto.

Após a colisão, a motocicleta tombou com a lateral direita em contato com o solo (gerando fricções) saindo da pista para a vegetação existente na faixa de domínio da via até sua posição de encontro. Enquanto a caminhonete continuou frenando parcialmente apenas lado direito após a colisão por alguns metros, também vindo a sair da pista para a vegetação, até sua posição de encontro.

Conforme Só Notícias já informou, na data do acidente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, porém, o investigador não resistiu já estava sem vida. Já o motorista da caminhonete não sofreu ferimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE