PUBLICIDADE

Policiamento aéreo de MT tem equipamento que capta imagens em tempo real

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Segurança Publica conta com um novo equipamento de alta tecnologia para combater a criminalidade em Mato Grosso. Trata-se do imageador térmico aéreo, equipamento de alta tecnologia, com capacidade de gravação e de transmissão de vídeo em tempo real, instalado em um dos helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O novo aliado da segurança pública capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho. O equipamento foi utilizado durante a partida de futebol entre Luverdense e Vasco, no sábado (26), em Cuiabá. Durante o jogo, toda a movimentação do público, na área interna e externa do estádio, foram captadas pela câmera e monitorada em tempo real pela equipe de profissionais de segurança pública do Centro de Comando e Controle Móvel, instalado no estádio.

O imageador térmico aéreo foi adquirido pelo governo federal através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos e entregue às 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A tecnologia custou mais de R$ 7 milhões. De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel PM Airton Siqueira Júnior, o equipamento potencializa as operações de segurança pública. “Através dele é possível observar situações e alvos a longa distância e fornecer informações para tomada de decisões dos profissionais empregados em uma operação”, disse.

Siqueira comentou ainda como o equipamento será usado no mundial. “Na Copa do Mundo, o imageador irá proporcionar a visualização total da Arena, tumulto de pessoas, escolta de delegações, vias de acesso ao estádio e, principalmente, a busca por criminosos foragidos durante o dia ou a noite”. O coordenador informou ainda que o imageador já foi empregado no jogo teste do estádio e na operação de busca da quadrilha que roubou uma agência bancaria, em Nova Maringá, na quarta-feira (23.04). “Iremos utilizar o sistema nas operações na Baixada Cuiabana e nos municípios do interior do estado, bem como na região de fronteira com a Bolívia, para contribuir com as forças de segurança que trabalham no combate aos crimes fronteiriços”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE