PUBLICIDADE

Policial é condenado a 12 anos de cadeia por matar esposa e tentar matar adolescente em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O policial militar Ricker Maximiano de Moraes foi condenado a 12 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado por tentativa de homicídio qualificado contra um adolescente. O crime ocorreu em 2018, em Cuiabá. O julgamento que durou mais de 11 horas foi realizado hoje, no Plenário do Júri do Fórum da Capital, sob a presidência do juiz Lawrence Pereira Midon.

Na sentença, o juiz explicou que a pena considerou circunstâncias judiciais desfavoráveis, devido à agravante de uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, mas houve atenuante, em razão da tentativa, resultando na pena final de 12 anos e 10 meses. O magistrado também manteve a prisão preventiva, determinou o cumprimento em regime fechado, a suspensão dos direitos políticos do réu e fixou o pagamento de indenização mínima no valor de 10 salários mínimos à vítima.

Atualmente preso, o PM também é investigado pelo assassinato da esposa, Gabrieli Daniel Souza de Moraes, de 31 anos, que seria uma das testemunhas do processo. Ele ainda pode recorrer da decisão.

O caso integra a nova etapa do Programa Mais Júri, coordenado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. A iniciativa tem como meta reduzir o acúmulo de processos relacionados a crimes dolosos contra a vida e garantir que as ações penais tenham andamento com a devida prioridade.

A nova fase do Programa Mais Júri teve início no dia 5 de maio em Cuiabá e segue até o dia 11 de julho no Fórum da Capital. A força-tarefa mobiliza 10 juízes colaboradores e servidores da Central de Processamento Eletrônico (CPE). Além disso, conta com apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Até agora foram realizadas 66 sessões do Tribunal do Júri. Os júris ocorrem na 1ª Vara Criminal da Capital e em outros dois espaços preparados para os julgamentos do Mais Júri: o gabinete da juíza Mônica Perri e o “Plenarinho”.

“O Mais Júri é uma iniciativa que representa o compromisso do Judiciário com a celeridade e com o direito das famílias de verem os casos julgados com clareza, justiça e participação popular. Nossa meta é seguir avançando para garantir que processos relacionados a crimes dolosos contra a vida não fiquem paralisados e recebam a devida atenção”, afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote.

O juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador do programa, Jorge Alexandre Martins Ferreira, destaca que o programa nasceu da necessidade de enfrentar o represamento de pautas do Tribunal do Júri, especialmente após a pandemia. “A iniciativa surgiu como resposta concreta a esse acúmulo. Com a mobilização de equipes e o planejamento intensivo, conseguimos realizar mutirões que garantem a duração razoável do processo, como prevê a Constituição, e contribuem diretamente para a efetivação da Justiça penal”, pontua.

Programa – O Mais Júri também integra o esforço do Judiciário para atender aos critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, que avalia, entre outros aspectos, a produtividade das unidades. Além da capital, já foram realizados 43 júris na Comarca de Porto Alegre do Norte. Marcelândia será a próxima comarca a receber o programa, entre os dias 1º e 10 de setembro.

O programa teve início em 2023 com a Comarca de Cuiabá sendo a piloto. Na época, 240 processos estavam aptos ao Tribunal do Júri. Em 2024, houve a expansão do programa para as comarcas de Sorriso, Várzea Grande, Barra do Bugres, Diamantino e Marcelândia. Mais de 800 sessões de julgamento foram realizadas. Em Cuiabá foram 188 sessões realizadas, destas 17 foram dedicadas a processos da Operação Mercenários, que culminaram em 885 anos de condenação para nove dos 14 réus envolvidos.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio em parque florestal é extinguido pelos bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu,...

Secretaria realiza ação social e entrega de cestas básicas em Mato Grosso

A secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc)...

Bombeiros combatem incêndio em área florestal em Sinop

A equipe do Corpo de Bombeiros combateram o incêndio...
PUBLICIDADE