PUBLICIDADE

Policial penal que salvou criança engasgada com moeda é homenageado em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu, hoje, o policial penal Ivaldo Lembranzi, que recentemente ganhou destaque nos veículos de comunicação por ter salvado uma criança, que se engasgou com uma moeda. O caso ocorreu na última sexta-feira (7), em Várzea Grande.

Bustamante entregou ao servidor um elogio formal, que constará em sua ficha funcional e o parabenizou pelo gesto, que salvou a vida de uma criança. “O servidor não deixa de ser policial fora da sua atividade laboral. Muito pelo contrário, estando capacitado, ele pode salvar vidas, como foi o caso do Ivaldo. É uma satisfação recebê-lo aqui”, disse o secretário de Segurança.

De acordo com Ivaldo, tudo aconteceu de forma muito rápida, tanto que no início ele não entendeu muito bem o que estava acontecendo. Ao se aproximar, ele percebeu que o pai da criança tentava retirar a moeda que ela havia engolido.

“Eu percebi que o homem estava desesperado e perguntei se podia ajudar. Peguei a criança no colo e comecei a fazer o movimento de salvamento, desobstruindo as vias aéreas para conseguir desengasgá-la. Enquanto isso acontecia, o pai nervoso me contou que a criança estava brincando com a moeda dentro do carro”, relembrou.

Ao realizar o procedimento de salvamento, o policial penal conseguiu retirar a moeda e a criança voltou a respirar. Foi então que ele orientou ao pai que levasse a criança para o hospital, para que ela passasse por atendimento médico.

Ivaldo tem 45 anos e também é pai de um jovem de 22 anos e de duas crianças, uma de sete e outra de dois anos. Este caso o sensibilizou muito pela semelhança da paternidade.

“Eu acredito que o pai também foi herói, ao perceber que a criança não estava bem. Tratava-se possivelmente de um trabalhador, assim como eu, que poderia estar em seu horário de almoço, buscando os filhos na escola, acredito”, disse.

Toda a ocorrência foi gravada por uma câmera de segurança, que mostrou Ivaldo se aproximando e logo fazendo o atendimento. O servidor público atua no Sistema Penitenciário desde 2011 e está no Grupo de Intervenção Rápida (GIR), localizado na Penitenciária Central do Estado (PCE). No dia a dia dos policiais penais do GIR, estão previstos treinamentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Também acompanharam a reunião os secretários adjuntos de Segurança Pública, Carlos George Davim; de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves; de Inteligência, Massao Ohara; e outros policiais penais que atuam junto com Ivaldo no GIR.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE