A Polícia Rodoviária Federal (PRF) espera que o número de acidentes nas rodovias no carnaval deste ano seja menor do que o registrado no ano passado. O balanço do carnaval ainda não está pronto, mas o diretor-geral da PRF, Hélio Cardoso Derenne, antecipou hoje (6), em entrevista à imprensa, que o número de acidentes deste ano pode ser considerado “satisfatório”.
“Esperamos algum sucesso. Não temos os números ainda, mas, dentro de nossos critérios, por enquanto, consideramos os números satisfatórios. Não ideais, mas satisfatórios”, disse Derenne.
Ele evitou relacionar a medida provisória (MP) que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas com a possível redução do número de acidentes, dizendo apenas que o importante é chamar a atenção para o perigo de motoristas dirigirem alcoolizados.
“Não posso avaliar se [a MP] atingiu a meta. O mais importante é que essa medida é um despertar para a sociedade, a forma que o Executivo achou de dar uma reposta à sociedade”.
A Operação Carnaval, que começou na última sexta-feira (1), termina à meia-noite de hoje em todos o país, com exceção do estado do Rio, onde a fiscalização será estendida até o próximo domingo (10).
“O Rio concentra pessoas de fora [do estado] e também pessoas que vão para o interior. Como muitos deixam para retornar no final de semana, e não na quinta ou na sexta, concentraremos os esforços para reduzir os acidentes.”