PUBLICIDADE

Polícia Federal procura mais 34 acusados de envolvimento com esquemas florestais

PUBLICIDADE

O procurador da República em Cuiabá (MT) Mário Lúcio Avelar afirmou, em documento apresentado à Justiça Federal, que o esquema montado para desmatamento ilegal em áreas da Amazônia –em Rondônia, Pará e principalmente Mato Grosso– tinha apoio da Diretoria de Florestas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em Brasília.

Segundo o Ministério Público Federal, o diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, preso na quinta, legalizava planos de manejo em terras indígenas e áreas de preservação.

O procurador identifica 197 planos aprovados para legalizar a extração de 4,5 milhões de metros cúbicos de madeira. Para cortar árvores, a madeireira precisa apresentar ao Ibama um plano de manejo que permite o reflorestamento. Como se tratava de extração ilegal, as empresas apresentaram planos falsos.

Conforme a acusação do Ministério Público Federal, apresentada à Justiça no pedido de prisão preventiva, Hummel gerenciava o Sisprof, o sistema que controla a extração no Brasil.

A Polícia Federal diz que a suposta quadrilha, da qual Hummel é acusado de fazer parte, desmatou 43 mi hectares (52 mil campos de futebol) em dois anos, o suficiente para encher de madeira 66 mil caminhões, movimentando R$ 890 milhões nesse período.

Até ontem 93 pessoas (47 servidores do Ibama) haviam sido presas. A Justiça Federal decretou a prisão de 127.

Outro lado
O delegado da PF Tardelli Boaventura, responsável pela investigações do esquema, disse que ainda não tomou o depoimento de Hummel porque o pedido de prisão foi do Ministério Público Federal. Conforme o delegado, Hummel, que chegou a Cuiabá na madrugada de sexta, está sem advogado e não pode dar entrevista à imprensa.

Em entrevista na quinta, o presidente do Ibama, Marcus Barros, disse que o órgão foi responsável pelas investigações resultando na prisão dos acusados de montar o esquema. “Estamos cortando na própria carne”, afirmou. Ontem, a reportagem não conseguiu contato com Barros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE