Policiais federais de todo o Brasil entram em estado de greve a partir de amanhã. Atos públicos realizados a partir das 9h devem marcar a mobilização da categoria. A paralisação foi decidida pelos policiais no último dia 7 de março durante um encontro de sindicatos de policiais federais ocorrido em Brasília.
Os policiais protestam contra o anteprojeto de lei orgânica da Polícia Federal (PF) elaborado pelo Ministério da Justiça. O texto, por exemplo, acaba com as carreiras de papiloscopista e escrivão da PF e não toca em questões como progressão funcional dentro da instituição.
Além desse ponto, os policiais federais cobram que o governo cumpra o compromisso assumido no ano passado quando da negociação da recomposição salarial da categoria. Até o momento apenas uma, das duas parcelas da recomposição acordadas com o governo, foi repassada aos policiais.
Mesmo com a decretação do estado de greve, os policiais devem seguir as negociações com o governo federal. Um calendário de mobilizações deve ser divulgado nos próximos dias pelas entidades representativas dos policiais federais.
Ainda não há confirmação se haverá paralisação em Mato Grosso.