PUBLICIDADE

Polícia Civil padronizará delegacias em todo o Estado

PUBLICIDADE

As regras incluem layout nas cores oficiais, planejamento de plantas arquitetônicas que priorizam a circulação interna com separação de vítimas e presos e a criação de uma identidade visual abrangendo ainda uniformes e viaturas. Toda a regulamentação está disponível no site da Polícia Civil.

Qualquer projeto de reforma das delegacias de Mato Grosso deve ser encaminhado à Gerência de Acompanhamento de Projetos, Convênios e Obras (Gapco), vinculada à Diretoria de Execuções Estratégicas. “É nesse setor que as propostas são adequadas no padrão aprovado pela instituição, com definição de cores, formatos e materiais dentro das especificações. Um exemplo recente é o da Delegacia de Querência. Após avaliação das fotos recebidas enviamos o projeto já padronizado para ser executado na cidade”, explica o gerente e engenheiro Robson Benedito Camargo.

Casos similares são frequentes, graças às parcerias executadas junto às prefeituras e iniciativa privada por meio de Termos de Cooperação Técnica, realidade em muitas regionais do interior de Mato Grosso. As próximas unidades a receberem adequações serão nas cidades de Sorriso e Primavera do Leste, além da 1ª DP de Várzea Grande (Central de Ocorrências) e 2º Delegacia de Polícia (bairro Carumbé, em Cuiabá).

Entre as reformas já entregues dentro das regras de padronização estão: Regional de Nova Mutum, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Tangará da Serra, Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Central de Ocorrências da Prainha (1ª DP), ambas na capital.

“A intenção é que a população consiga facilmente identificar em qualquer lugar de Mato Grosso uma fachada da Polícia Civil”, define a arquiteta Paula Albuquerque. “Foi criado todo um dimensionamento padrão para otimizar os espaços e garantir o melhor fluxo dentro das unidades, respeitando a área frequentada pelas vítimas do local de entrada dos presos e conduzidos”.

A Diretora de Atividades Especiais da Polícia Civil, Maria Alice Barros Amorim, percorreu o Estado inteiro quando esteve à frente dos projetos de reformas das delegacias em sua gestão na DEE e acompanhou de perto os projetos de melhorias estruturais. “A padronização surgiu com uma visão clara e específica de trazer funcionalidade às unidades, além de identidade própria à Polícia Civil”.

Agora quem assume a missão é o delegado Mario Dermerval Aravechia de Resende, empossado na semana passada à frente da Diretoria de Execuções Estratégicas (DEE) com o compromisso de otimizar os trabalhos e seguir avançando na consolidação da identidade da instituição. “As especificações integram o Manual de Identidade Visual da PJC com diretrizes aprovadas pelo Conselho Superior de Polícia. O programa de padronização engloba toda a estrutura física das unidades policiais, viaturas, vestimentas e documentos, com fins de fortalecer a identidade visual da instituição e ainda informar mais claramente ao cidadão”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE