PUBLICIDADE

Polícia Civil de MT ajuda mãe a reencontrar filhos após 35 anos

PUBLICIDADE

O mês de setembro fechou com o registro de 50 pessoas localizadas de  67 comunicações de desaparecimento. A maioria dos desaparecidos, 39, está na faixa de zero a 17 anos e 27 na fase adulta de 18 a 64 anos. O mesmo percentual segue para os localizados. Foram 33 pessoas de zero a 17 anos e 16 pessoas acima de 18 anos.

Dentre as estatísticas de pessoas localizadas pelo Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), estão dois irmãos de 37 e 38 anos, cuja mãe perdeu contato com eles ainda quando eram crianças: a menina com cerca de 1 ano e o menino aos 3 anos de idade.
 
A história de desencontro dessa família começa em 1975, quando o casal M.L.P.C., hoje com 61 anos, e N.S.S., viviam com três filhos na zona rural do município de Cáceres. Após uma briga com agressões físicas a mulher, o marido sai de casa carregando os dois filhos menores, M.L.C.S. e P.C.S., para a cidade de Araputanga, onde registra novamente os filhos, agora apenas com seu sobrenome.
 
Algum tempo depois, o pai muda-se com os dois filhos para o Estado de Rondônia, perdendo a mãe totalmente contato com os filhos. Começa aí a luta da mãe para reencontrar os filhos. Ela conta que até ficou internada em hospital psiquiátrico de tanto sofrimento. Mas nunca deixou de procurar pelos filhos. “Aqui (DHPP) foi minha última alternativa”, disse aos policiais quando foi na unidade  procurar os filhos.
 
Com poucas pistas e sem saber que o casal de filhos não usava mais o sobrenome da mulher, os policiais  passaram a fazer diversas buscas via sistemas de informações e se deslocaram até a cidade de Araputanga, onde ainda moram dois tios dos desaparecidos. Lá, os investigadores descobriram que os dois procurados estavam com nomes diferentes e tinham, ainda criança, se mudado com o pai para a cidade de Cabixi, em Rondônia.
 
Em contato com a Delegacia da Polícia Civil local, os policiais descobriram um boletim de ocorrência, de alcoolismo, contra o ex-companheiro da mulher. A partir daí chegaram até ele, mas a procura não havia terminado. O pai contou aos policiais de Rondônia que também havia perdido contato com os filhos, quando a menina ainda adolescente se casou e foi morar no Estado de Mato Grosso do Sul, levando o irmão para lá com ela.
 
Depois de mais de 35 anos, o casal de filhos foi localizado na cidade de Eldorado, no Estado de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai, nesta semana, pelos policiais do Núcleo de Desaparecidos da DHPP, e nesta quinta-feira (11), véspera do dia das crianças, a mãe finalmente cessou sua busca aos filhos sumidos. Ela conversou por telefone com a filha e emocionada contou que nunca perdeu as esperanças de um voltar a ver novamente a filha e o filho.
 
“Fiquei louca com essas crianças desaparecidas, não sabia o que fazia. Daí pedi a Deus e hoje tenho a esperança de ver novamente minha filha. Não sei se choro de alegria. Nem sei se vou dormir”, disse a mãe.
 
Para os policiais do Núcleo de Desaparecidos, o caso foi muito difícil de resolver. Desde junho deste ano, quando a mãe foi até a Delegacia, procuravam por pistas do casal de filhos. “Foi um caso de muitos desencontros. Ligamos para um colega em Mato Grosso do Sul que descobriu nora da senhora. Aí foi mais fácil”, disse o investigador Auri Nascimento, que junto às investigadoras Lauriane Cristina de Oliveira de Lara, Magda Maria Costa Souza e Janaina Paula Brito de Souza Silva.
 
O trabalho contou com apoio dos investigadores de Cáceres, Aerton André, Anísio e José Paulo Felipe. Em Mato Grosso do Sul, os policiais tiveram apoio do policial civil Willyan Carlos, da Delegacia da Polícia Civil de Eldorado (MS).
 
O Núcleo de Pessoas Desaparecidas está instalado no prédio da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), em Cuiabá, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). O telefone de contato é o (65) 3901-4823.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE