A Polícia Judiciária Civil alinhada ao planejamento da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) estabeleceu 15 áreas de interesse específico, para atuação e segurança na Copa do Mundo Fifa 2014. O plano operacional leva em consideração cenários de eventuais riscos levantados por agências de inteligência durante as competições do Mundial, para a qual serão empregados 786 policiais civis distribuídos em várias frentes de trabalho.
No mundial de futebol terão prioridades as áreas: Trânsito, Contingência, Fan Fest e demais ventos oficiais e não oficiais, Plantões e Registros de Ocorrências, Delegacia da Arena, Central do Turista, Delegacias do entorno e regiões metropolitanas, delegacias impactadas (unidades especializadas, como a Deddica e a Dea), Inteligência, Fluxo de Comunicação, Manual para Consulta, entre outras áreas administrativas.
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecidos dos Anjos Garcia, disse que o planejamento interno da PJC está alinhado ao plano tático da Secretaria de Estado de Segurança Pública. "São ações firmes e necessárias a segurança com responsabilidade, dentro das atribuições específicas da Polícia Civil, durante o período da competição", destacou.