O Batalhão Ambiental da Polícia Militar realizou a captura de um tucanuçu (Ramphastos toco), ontem à tarde, em imóvel na área urbana de São José do Xingu (475 quilômetros de Sinop). O caso foi comunicado, por moradores, às autoridades.
As equipes foram informadas, inicialmente, de que a ave estava caída numa via pública e com uma das asas quebrada. Com isso, foi levado até o imóvel e mantida em segurança. Os militares realizaram a contenção do pássaro numa caixa de papelão.
Posteriormente, foi entregue aos cuidados da secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e enviada até uma clínica veterinária conveniada em Confresa (184 quilômetros da cidade), para os tratamentos necessários ao processo de recuperação.
Ainda não há definição se o animal deverá ser reintroduzido na natureza ou encaminhado até um viveiro. Segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), o tucano-toco é a maior espécie de tucano e uma das aves mais comuns no Brasil.
No Cerrado e Mata Atlântica, ele pode ser encontrado em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos (sua base alimentar). O animal tende a viver aos pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.