Cerca de 150 policiais militares reforçarão a segurança durante o desenvolvimento do vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), nos dias 27 e 28, nos 50 locais de provas distribuídos em 20 municípios. Conforme cronograma, além do policiamento feito durante o horário de entrada e saída dos vestibulandos aos locais de provas (6h às 13h), a PM será responsável por realizar a escolta dos malotes das provas e dos cartões respostas.
De acordo com o coordenador de Planejamento e Estatística (CPOE), tenente coronel José Antonio Gomes Chaves, esse efetivo será mantido com intuito de evitar possíveis ações de vândalos, fraudadores e garantir melhor acesso aos pontos de realização da prova. "Os policiais darão orientações sobre o trânsito para evitar congestionamentos de veículos e possíveis desentendimentos entre os condutores, também estarão prontos para atender qualquer ocorrência que possa interferir no andamento da prova", assegura Chaves.
Conforme a Unemat, 16,8 mil estão inscritos no processo, concorrendo aproximadamente 1,9 mil vagas entre os cursos regulares no campo de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra; além de mais 720 vagas para cursos nas modalidades a distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
No primeiro dia de provas, serão aplicados questionamentos de física, biologia, matemática, geografia e língua estrangeira. Já no segundo, haverá química, história, língua portuguesa, literatura e redação. A divulgação do resultado final ocorrerá a partir do dia 13 de julho e as aulas começarão dia 30 do mesmo mês.