Com a promoção de 550 policiais, a Polícia Militar proporcionou ascensão de 8% do efetivo, que é de aproximadamente sete mil profissionais. A solenidade foi realizada, ontem, no quartel do Comando Geral, em Cuiabá. Para o governador Silval Barbosa, o ato de promoção "significa a preocupação do governo em valorizar o policial militar, que dá tudo de si no combate à violência, proporcionando a segurança da população".
Foram promovidos 350 formandos do 10º Curso de Formação de Sargentos (CFS), outros 124 praças e 76 oficiais, tendo o tenente-coronel Marcos Roberto Sovinski promovido ao posto de coronel. Para o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o curso representa "a melhoria na qualidade técnica do quadro da Polícia Militar", que, segundo ele, segue a "tônica do Governo do Estado, que visa a qualificação profissional do setor". Segundo Bustamante, "essa qualidade técnica, associada ao ganho salarial do policial, reflete diretamente no trabalho prestado".
Conforme o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, "esses policiais estarão nas ruas atuando de bem mais tecnicamente preparados e com maior satisfação profissional".
A formatura militar integra o calendário de atividades alusivas ao aniversário da instituição que, este ano, completará 293 anos de criação, em 6 de novembro. Pela primeira vez, mesmo em um período de transição, foi apresentado à sociedade o novo uniforme da instituição, composto pela cor cinza bandeirante.
A solenidade contou com público estimado de 3 mil pessoas, entre autoridades políticas, militares e familiares dos promovidos. Foram 70 minutos, com leitura de atos, desfile e composição militar.