Com a finalidade de difundir a filosofia de policiamento comunitário, a Polícia Militar, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPDH), desenvolve a partir de amanhã, às 19h, no auditório do Quartel do Comando Geral, um trabalho de capacitação junto aos profissionais que atuam no ramo de segurança em condomínios residenciais e prédios comerciais.
Um comparativo entre 2010 e 2011, de acordo com os dados do Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP), demonstra que houve um aumento de 28,77%, nas ocorrências de roubo e furto em condomínios e prédios residências de Cuiabá. Em 2010, foram 139 registros e, em 2011, foram 179.
Conforme a coordenadora de Polícia Comunitária, major Rosalina Gomes de Pinho, a capacitação faz parte do planejamento estratégico da Polícia Militar, que tem como uma das formas de atuação promover cursos e ações voltadas para a prevenção e redução dos índices de criminalidade.
O curso de capacitação, explica Rosalina, será realizado mensalmente. De acordo com a coordenadora, a cada turma serão capacitados aproximadamente 120 profissionais do setor. Até dezembro de 2013, cerca de 5 mil profissionais deverão ter participado da capacitação, realizada em parceria entre a Polícia Militar e o Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios Residenciais e Comerciais de Cuiabá (Sempec).