Reduzir o número de queimadas urbanas no período de seca. Este é o objetivo da campanha “queimadas urbanas: bons amigos, bons vizinhos”, que será realizada em Sorriso. Hoje de manhã, autoridades competentes se reunirão para discutir o plano de ações que será executado neste período. A campanha será desenvolvida pela prefeitura e bombeiros.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, major Dércio Santos da Silva, além do trabalho operacional, realizado pelos bombeiros, em conter os incêndios, é necessário a conscientização da população, para que possam evitar as queimadas. No período da seca o fogo se alastra facilmente e os danos causados são maiores.
Em um ano de atuação no município, os bombeiros registraram 207 incêndios em residências, estabelecimentos comerciais, reservas e terrenos baldios, representando 11% das ocorrências atendidas no período. Os incêndios residênciais preocupam os moradores. No ano passado a guarnição atendeu 07. Já este ano, pelo menos cinco foram registrados até maio.
Para combater os incêndios, a companhia possui um efetivo de 20 homens e um caminhão. Além dos atendimentos em Sorriso, o batalhão auxilia no combate à incêndios nos municípios de Vera, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Nova Ubiratã. Segundo o major, também terão apoio de caminhões da prefeitura.