Sorriso iniciou a elaboração do seu plano de mobilidade urbana e a primeira oficina de trabalho, nesta quinta, foi para apresentar a empresa e também da metodologia de trabalho que será utilizada na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, que é exigência do Ministério das Cidades para que os municípios planejem suas obras objetivando maior prazo de duração.
A prefeitura sorrisense contratou, através de licitação, uma empresa de arquitetura e design para cidades, especializada em consultoria de engenharia de transporte. A direção detalhou os planos de mobilidade, as vertentes operacionais do plano e destacou a necessidade de se levar em conta para sua elaboração o desenvolvimento sustentável da cidade. “A estruturação de um bom plano de mobilidade é de fundamental importância para esta e as demais gestões que administrarão o município. Sorriso já está desenvolvendo este processo que irá ordenar o seu crescimento, com uma boa malha viária, calçadas e ciclovias, que a cidade tanto necessita”. O prazo para elaboração do plano será de 8 meses. Neste período, a empresa fará diversos estudos para elaboração do material, que será apresentado em audiência pública. Após a consulta popular e a coleta de sugestões, o plano será enviado na forma de projeto de lei para aprovação na câmara.
Segundo o secretário de Cidade, Marcelo Ferraz, o plano de mobilidade ajudará no planejamento da cidade e será desenvolvido com a participação de todos. "Iremos utilizar todos os estudos já feitos em Sorriso é agregar valor à este plano, que melhorará o trânsito, dando maior mobilidade. Novos encontros serão promovidos para ouvir a população, que poderá ajudar na formulação desse plano através de sugestões, para que atenda as necessidades do cidadão e melhore a qualidade de vida de quem mora e trabalha em Sorriso”, disse.
Estiveram na audiência os secretários municipais, arquitetos, representantes do Poder Legislativo e de entidades de classe e população em geral, informa a assessoria.