sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Plano do INSS estipula prazo de 45 dias para concessão de aposentadoria

PUBLICIDADE

O Plano de Ações Prioritárias, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem como meta acabar com o estoque de processos de benefícios, além de reduzir o tempo de espera entre o agendamento eletrônico e o atendimento nas agências da Previdência Social (APS). Lançado no início deste mês, a iniciativa tem ainda o objetivo de eliminar filas pontuais registradas antes do horário de abertura das portas de algumas unidades de atendimento. As ações estão sendo realizadas em todo o país.

De acordo com o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, e o presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira, o plano deve assegurar que os benefícios sejam concedidos no prazo legal de 45 dias – meta que terá de ser cumprida a partir de 2008, desde que os processos não necessitem de investigação complementar. “O Plano de Ação vai garantir que todos os processos já iniciados tenham solução até o fim deste ano. Não há razão para esperar até um ano para se conseguir algum benefício”, afirmou Marinho. Atualmente, a média nacional é de 68 dias. No Rio de Janeiro, eleva-se para 88 dias; em São Paulo, 125 dias.

Para zerar até dezembro os estoques represados, o INSS conta com a adesão voluntária de servidores de todo o Brasil, que se deslocam das unidades onde há baixa retenção ou quantidade mínima de processos para as APS em que a concentração é maior.

O Plano de Ações Prioritárias prevê, ainda, a capacitação de mais de oito mil servidores para eles garantirem rapidez e eficiência na concessão de benefícios e assim evitar-se que os processos voltem a se acumular.

No início, o programa de capacitação será destinado apenas para os servidores que trabalham na análise de benefícios das APS envolvidas no plano. Outra meta do governo é reduzir o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica em todo o país para, no máximo, cinco dias. Com a média nacional de sete dias, o tempo de espera no estado de São Paulo pode chegar a 11 dias, e até a 29 dias na capital paulista. Marinho anunciou que serão contratados, ainda em 2007, mais 250 peritos médicos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE