O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e parceiros realizam entre sexta-feira e sábado, em Chapada dos Guimarães o primeiro workshop ‘Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento em Mato Grosso’.
Segundo o secretário-adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo, é uma reunião de trabalho fechada e tem por objetivo avaliar encaminhamentos, resultados e analisar estratégias bem como definir novos passos.
Na programação preliminar está prevista a abertura oficial às 9h30, pelo governador Blairo Maggi e pelo secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, falarão sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no Estado visando a prevenção e o controle do desmatamento.
Às 10h30 o consultor Guilherme Abdala fará a apresentação do “Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento no Estado”, com seus primeiros encaminhamentos. Os debates estão previstos para às 11 horas.
Na parte da tarde, representantes da Famato, Aprosoja, Acrimat, Fiemt, Sindalcool e Instituto Ação Verde e das organizações não governamentais ICV, ISA, Imazon, Ipam, Greenpeace, TNC e IFPDS irão apresentar as ações que vem sendo desenvolvidas pelos diversos setores em relação ao tema “Abordagens e perspectivas setoriais sobre a Prevenção e Controle do Desmatamento no Estado de Mato Grosso”. Às 16 horas está previsto um debate sobre as questões apresentadas pelos representantes das instituições do setor produtivo e Organizações Não Governamentais.
No sábado, às 8h30, será feita a primeira apresentação do dia pelo representante do Ministério do Meio Ambiente, Mauro Pires, que irá falar sobre as atividades de prevenção e controle do desmatamento realizadas pelo Governo Federal, seguida de um debate sobre o tema.
Em seguida ocorreram discussões em torno de temas específicos como Ordenamento Territorial, Monitoramento e Controle, Fomento a Atividades Sustentáveis e Gestão Executiva.