PUBLICIDADE

Plano de enfrentamento às drogas é assinado em município do Nortão

PUBLICIDADE

Visando assegurar um plano articulado de enfrentamento às drogas no município de Feliz Natal, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria da cidade, celebrou o "Plano de Atendimento Interdisciplinar de Crianças e Adolescentes Vítimas das Drogas" com órgãos municipais e estaduais. No documento, constam ações de prevenção, repressão e tratamento. Os órgãos envolvidos são: as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, a câmara, a escola estadual André Antônio Maggi, o Conselho Tutelar e as Polícias Civil e Militar.

De acordo com o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, o documento foi assinado durante audiência pública, realizada pela Promotoria de Justiça no dia 30 de agosto, que discutiu com a população e representantes dos órgãos competentes o combate às drogas no município. "A celebração do "Plano de Atendimento Interdisciplinar de Crianças e Adolescentes Vítimas das Drogas" consolida a implementação do programa "Todos contra as Drogas Ilícitas", promovido pelo MPE, na cidade de Feliz Natal", informou.

Entre as medidas que devem ser desenvolvidas no plano, constam as seguintes: implementação de Conselho Municipal Antidrogas; criação de disciplina nas unidades escolares para tratar da prevenção do uso de drogas; realização de campanha para esclarecer os malefícios causados pelas drogas; monitoração de áreas de consumo de entorpecentes e verificação da existência de menores nesses locais, e encaminhamento dos menores ao atendimento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Consta, ainda, que constatado o uso de entorpecente por adolescente, a Polícia Civil irá instaurar auto de apuração de ato infracional e comunicará aos pais e responsáveis, que deverão comparecer à Delegacia de Polícia e encaminhar o menor para tratamento de saúde. "Em todas as situações, será resguardado o sigilo do menor, que será submetido a exames para iniciar o tratamento de recuperação. O menor também terá assistência psicológica com acompanhamento de profissionais especializados", ressaltou o promotor.

Programa – O Ministério Público do Estado de Mato Grosso instituiu o programa "Todos contra as Drogas Ilícitas" com o objetivo de promover a articulação de ações judiciais e medidas administrativas de prevenção ao uso, tratamento ao usuário e à repressão ao comércio de drogas ilícitas. O programa é coordenado pelas Procuradorias de Justiça Especializadas nas áreas criminal, cidadania e infância e juventude.

O plano de ação elaborado pelo MPE prevê a adoção de várias medidas, entre elas, a realização de articulação para criação da Fundação Estadual de Resistência às Drogas; viabilização do Fundo Estadual Antidrogas; criação de conselhos antidrogas nos municípios; implantação de planos municipais sobre a criação de pronto atendimento interdisciplinar à criança e adolescente vítimas de drogas; ampliação dos serviços do CAPs nos municípios polos do Estado; e criação de unidades de saúde destinadas a usuários e dependentes de drogas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE