Cerca de 60% as obras do novo aeroporto de Nova Mutum já estão concluídas. A confirmação foi dada ontem, ao Só Notícias, pelo coordenador do projeto, César Balan. Segundo ele, está sendo concluída a compactação da pista de 1.500 metros quadrados.
“Esse trabalho foi mais demorado porque o sub-leito da pista precisou ser reforçado para suportar o impacto das aeronaves do tipo Focker 100”, explicou.
Depois, começa a demarcação de hangares, o terminal de passageiros, entre outros serviços. Inicialmente, não há previsão de quando começa o asfaltamento. “Estamos buscando recursos para iniciar o asfaltamento da pista ainda esse ano. Mas mesmo somente com a compactação e sub-base, deveremos pedir a homologação do DAC (Departamento de Aviação Civil) para que o aeroporto possa operar com vôos e decolagens”, ressaltou.
Uma das metas para o próximo ano, segundo Balan, é implantar o balizamento para receber vôos noturnos. “Para isso teremos que fechar alguns convênios e buscarmos verbas federais e estaduais”, concluiu. Desde que uma multinacional do setor de alimentos se instalou em Nova Mutum no ano passado, a administração municipal sentiu a necessidade de construir um novo aeroporto, uma vez que o atual não atendia as necessidades devido ao aumento no fluxo de aeronaves no município.
A obra será construída em uma área cedida em comodato por uma empresa da cidade, de 21 hectares, há cerca de 5 quilômetros de Nova Mutum, próximo à rodovia MT-235, que liga Nova Mutum a Santa Rita do Trivelato. “O novo aeroporto terá pista totalmente asfaltada e capacidade para receber aeronaves do tipo Focker 100. Já temos uma mepresa interessada em operar vôos regulares em Nova Mutum”, explicou Balan.
O custo inicial da obra, está avaliado em R$800 mil, que serão arcados pelo município, que busca também uma contrapartida do governo do Estado.