sexta-feira, 11/julho/2025
PUBLICIDADE

Piracema termina em alguns rios de Mato Grosso e pesca fica liberada a partir de amanhã

PUBLICIDADE

A secretaria estadual de Meio Ambiente confirmou que hoje acaba o período de defeso e a pesca nos rios em Mato Grosso estará liberada a partir desta quinta-feira (1). Mas, nos "trechos de rios federais que fazem divisa com outros Estados a proibição se estenderá até o dia 28 de fevereiro" e a pesca fica liberada a partir de 1º de março nos rios Araguaia, que pertence à Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins e faz divisa com Mato Grosso Tocantins e Goiás. Também estão incluídos na lista os rios Juruena, Teles Pires ou São Manuel, Capitão Cardoso, Tenente Marques, Iquê, Cabixi, Guaporé, Verde e Corixo Grande, que pertencem à Bacia Amazônica e divisa com os Estados do Amazonas, Pará, Rondônia e a Bolívia. O mesmo para os rios Paraguai, Itiquira, Piquiri, Correntes, do Peixe e Ribeirão Furna, da Bacia do Paraguai, que fazem divisa com Mato Grosso do Sul.

O balanço parcial Sema é de 3,3 toneladas de pescado apreendidas desde 1º de outubro quando começou a Piracema até o último dia 20. O volume é 135% maior que no período 2016/2017. A quantidade de pescado vistoriado supera 4,6 toneladas e as multas aplicadas foram de R$ 100 mil.  “Apesar de alguns municípios estarem mais sensíveis ao problema, alcançamos uma capilaridade muito maior em todas as três bacias hidrográficas e isso refletiu no número de apreensões”, avalia o secretário de Meio Ambiente, André Baby.

A Sema também informa que, mesmo com a liberação da pesca, devem ser respeitadas algumas regras. Não são permitidos determinados apetrechos: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. Entre as algumas das medidas mínimas dos peixes estão: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Rios -destaque em azul – onde pesca será liberada a partir  1º de março (arte: Sema)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE