segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Piloto morto em queda de avião no Médio Norte não tinha habilitação agrícola, aponta Cenipa

PUBLICIDADE

A constatação que Rogerio de Oliveira Rosa, 36 anos, não tinha habilitação de piloto agrícola está no relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disponibilizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). Ele morreu na queda de um avião Neiva, prefixo PT-UUP, modelo EMB-202A, em uma área rural em Diamantino (370 quilômetros de Sinop), em 2015.

Consta no documento que a vítima também não tinha experiência e treinamento para o tipo de voo. “Durante a investigação, ficou constatado que o piloto não possuía a habilitação de Piloto Agrícola (PAGA) e que havia sido contratado para realizar o trabalho de auxiliar aeroagrícola, reabastecer, lavar e guardar a aeronave”.

De acordo com o histórico oficial do Sipaer, a aeronave decolou de uma fazenda, por volta das 17h, com apenas o piloto a bordo. Durante uma curva de reposicionamento pela esquerda, a aeronave perdeu sustentação, entrou em parafuso a baixa altura e impactou contra o solo, em um ângulo de aproximadamente 60°, sem deslocamento horizontal. Em decorrência do elevado ângulo de impacto, a parte dianteira da aeronave ficou soterrada e o piloto sofreu lesões fatais.

Ainda de acordo com documento, as investigações foram interrompidas em consonância com a NSCA 3-13, que estabelece que seja verificada a existência de indícios de crime ou que a mesma decorreu de violação a qualquer legislação aeronáutica em vigor ou que a investigação não trará conhecimentos novos para a prevenção, aponta o documento.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE