PUBLICIDADE

Piloto em Mato Grosso ‘desviou’ de casa antes de cair, diz relatório

PUBLICIDADE

O relatório do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou que a perda de controle de alguns comandos foram crucias para a queda de um avião agrícola modelo Cessna Aircraft A188b, em um aeródromo, em Tangará da Serra. A aeronave teve perda total e piloto ferimentos leves. O acidente aconteceu em outubro de 2013 mas o documento foi divulgado apenas agora.

No histórico do voo, consta que “após a decolagem, ao iniciar uma curva a esquerda, o piloto informou ter experimentado restrições nos comandos de voo que o compulsaram a manter essa curva durante quase 360°de arco, próximo à vertical do aeródromo”. É informado ainda que o piloto disse “ter feito uma tentativa de enquadramento da pista 15 para pouso, contudo não obteve êxito. Como a aeronave navegava em direção a uma residência próxima à final da pista, a fim de evitar a colisão contra o imóvel, o piloto aplicou potência e cabrou a aeronave de forma excessiva, levando-a a uma condição de perda de controle". Em seguida, ocorreu o impacto no solo”.

É apontado ainda que de acordo com o piloto, não havia restrições nos comandos de leme e de profundor. “Houve restrição parcial do comando de rolagem. Os ailerons passaram a ser movimentados com o manche quase em seu batente lateral esquerdo, condição essa que fazia a aeronave manter uma curva de pequena inclinação para esquerda”.

Consta também que “a equipe de investigação realizou exames visuais nas cavidades internas das asas e na cabine de comando, a fim de identificar a existência de discrepâncias que pudessem restringir o movimento livre dos cabos de atuação dos  ailerons. Essa verificação ficou, em parte, comprometida devido ao grau de destruição do bordo de ataque das asas no impacto contra o solo”.

Até a data do acidente, é mostrado que o piloto estava afastado da atividade aérea há, aproximadamente, um ano, em decorrência da recuperação de uma cirurgia de coluna. O voo foi o primeiro após esse afastamento.  Com relação às condições fisiológicas, ele afirmou que não fazia uso de medicamentos e que não possuía histórico de problemas físicos que pudessem causar uma desorientação espacial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE