PUBLICIDADE

PF registra ameaças de morte e atentados em área indígena de MT

PUBLICIDADE

Três meses após a desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (TI) o clima de tensão ainda continua na região de Alto Boa Vista. Ameaças de morte e atentados foram registrados pela Polícia Federal depois que produtores rurais e fazendeiros foram retirados da área por determinação judicial. As denúncias de ameaça seriam motivadas inclusive por conflitos entre os índios xavantes, que durante o processo de desintrusão divergiram sobre o direito de posse da área.

Entre novembro e dezembro, época da desintrusão, o cacique da Aldeia Marãiwatsédé, Damião Paridzané, sofreu atentados, que continuaram em janeiro e fevereiro. O último ocorreu há 20 dias em Bom Jesus do Araguaia. Damião apontou ter sido abordado na rua por um ex-morador da TI, que disse precisar fazer um acerto com ele em outro lugar. O cacique negou discutir com o homem, que afirmava que iria entrar na área para retirar uma cerca e outros materiais que haviam ficado para trás depois da desocupação.

Comentários em tons ameaçadores surgem com frequência, conta por telefone o cacique de Brasília. Antes do início da desintrusão o filho de Damião também teve a vida em risco. Ele foi jogado para fora da estrada quando saía de Barra do Garças e seguia em direção à aldeia na condução de um veículo.

A tensão permanece na região por causa da terra, bens de não-índios e conflitos políticos entre os indígenas xavantes. O cacique e pajé da aldeia Santa Clara da Reserva Parabubure José Luiz Gonzaga Tserité afirma que também está sendo ameaçado. Ele é primo do cacique da Marãiwatsédé e vive em Campinápolis (658 km a leste da Capital) dentro de uma área de 180 hectares com outras aldeias. Após a desintrusão ele diz ter sofrido tentativa de sequestro e conta que, recentemente, pessoas foram lhe procurar no centro da cidade.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE