
Segundo a empresa, “a substância pastosa de cor preta que aparece no vídeo mencionado passou por análises de laboratório que mostraram ser uma mistura de óleos, graxas e fluidos utilizados no processo de perfuração do poço. Não caracteriza-se, portanto, descoberta de petróleo”.
Segundo a Petrobrás, a Bacia dos Parecis, onde está localizado o poço em São José do Rio Claro, é considerada de nova fronteira exploratória, ou seja, sua geologia é pouco conhecida. “A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vem conduzindo várias pesquisas e estudos geológicos para aumentar o conhecimento sobre essa região, e o poço mencionado no vídeo faz parte desses estudos. A Petrobras realizou a perfuração a serviço para a ANP”.
Só Notícias tentou entrar em contato com o prefeito de São José do Rio Claro, Natanael Casavecchia (PSD), para comentar a descoberta de gás, no entanto, ele não atendeu, nem retornou as ligações. Um assessor de imprensa ainda informou que o gestor estava em uma reunião e que entraria em contato “mais tarde”, o que não ocorreu, até o momento.


