PUBLICIDADE

Pesquisadores de Sinop participam de elaboração de ‘Carta de Belém’ em defesa da Amazônia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: divulgação)

Os pesquisadores da UFMT, campus de Sinop, participaram de encontro na Universidade Federal do Pará (UFPA), na semana passada, que reuniu redes de pesquisa em sociobiodiversidade e clima da Amazônia a fim de elaborar a “Carta de Belém”, como parte das ações que serão apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será na capital paraense em novembro. De Sinop, contribuíram os biólogos Domingos de Jesus Rodrigues, Tatiane Pires dos Santos, Gabryella Mesquita e João Carlos Pires de Oliveira.

O documento reúne proposições, desafios e oportunidades para a ciência amazônica como forma de integrar as contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) do Brasil, estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015, com os compromissos de cada país para combater e se adaptar às mudanças climáticas. A cada cinco anos, as NDCs são revisadas, alinhando-se ao objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C, segundo a assessoria da UFPA.

Na carta, os cientistas apresentaram propostas, por eixos temáticos. Os principais pontos trazem recomendações sobre como florestas, oceano e águas continentais devem ser geridos; sobre novos planos de agricultura e sistemas alimentares; sobre como as cidades e suas populações podem ser protegidas ante os efeitos das mudanças climáticas, entre outros.

Os pesquisadores também apresentaram reivindicações estruturais para garantir a efetividade da participação da ciência na região, com destaque para investimento massivo na formação de base do cidadão amazônico e editais contínuos e de longo prazo para fortalecimento dos programas de pesquisa na Amazônia. A carta pode ser lida na íntegra acessando o site “ciência e vozes da Amazônia na COP 30”, elaborado pela UFPA.

O texto é assinado pelas principais redes de pesquisa em sociobiodiversidade e clima da Amazônia, como o programa de pesquisa ecológica de longa duração/CNPq (PELD), institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCT), programa integrado de desenvolvimento sustentável da região amazônica (Pró-Amazônia) e outros.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: começa programação da 1ª semana de adoção, proteção e bem-estar animal

Iniciou hoje a 1ª Semana Municipal de Adoção, Proteção...

Criança brinca com isqueiro e causa incêndio em aldeia em Mato Grosso

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos...

Politec procura familiares de homem assassinado em Lucas do Rio Verde

A Politec informou que está procurando por familiares de...
PUBLICIDADE