PUBLICIDADE

Pesquisadores avaliam período de reprodução de peixes no Nortão

PUBLICIDADE

Um estudo avaliará o período reprodutivo dos peixes da bacia do Rio Teles Pires, na região de Sinop. O objetivo é verificar se o período entre novembro e dezembro, quando está definida a Piracema, realmente ocorre a reprodução das espécies dos rios no Nortão. “O período de defeso está sendo determinado com base em dados da Bacia do Rio Paraguai. Precisamos identificar as espécies locais e a época de reprodução delas para definir se a Piracema, aqui na Bacia Amazônica, está no tempo certo, se deve ser antes ou depois”, explicou Liliane Stedile, engenheira de pesca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel de Sinop.

A pesquisa é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sema e UFMT. O monitoramento será realizado através de coletas mensais de peixes, entre os entre outubro e março de cada ano. O tempo de pesquisa será definido de acordo com a necessidade dos estudos.

A engenheira explica que, nos últimos anos, o estoque pesqueiro da região apresentou uma redução elevada e a pesquisa também vai auxiliar na avaliação desse processo. “Isso pode ocorrer por vários motivos, entre eles, a pesca predatória e a possibilidade do período determinado para piracema não estar de acordo com o período de reprodução dos peixes da região. Fatores climáticos e fisiológicos podem mudar o quadro. Por isso, a necessidade da pesquisa”, destacou.

Na primeira coleta realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, os dados preliminares apontam que alguns exemplares já estão prontos para reprodução. “Mas não podemos afirmar nada ainda. É a primeira coleta e o acompanhamento do processo reprodutivo dos peixes migradores deve ser feito por alguns anos”, concluiu Stedile.

A análise dos peixes é realizada no núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Matogrossense -Nebam- na UFMT, com pesquisadores da Sema, UFMT, e Secretaria de Meio Ambiente de Sinop. Atualmente a definição do período de defeso é estabelecida pela Resolução 56/2008, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), com base na Instrução Normativa do Ibama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...
PUBLICIDADE